quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acerca do Divórcio

Graça e paz da parte de Deus e da do Senhor Jesus Cristo a todos os
amados irmãos.

Nessa oportunidade me proponho a expor meu ponto de vista bíblico a
respeito desse assunto que mesmo em nossos dias ainda tem causado
dúvidas e preocupações nas mentes e nos corações de muitos de nossos
amados irmãos espalhados por todo o mundo.

Pois bem! Quero iniciar o assunto recitando o texto de Mateus 19:3-9
que diz:

Mateus 19:3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam,
perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer
motivo?

Mateus 19:4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador,
desde o princípio, os fez homem e mulher

Mateus 19:5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e
se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

Mateus 19:6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Mateus 19:7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta
de divórcio e repudiar?

Mateus 19:8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso
coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto,
não foi assim desde o princípio.

Mateus 19:9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo
por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete
adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério].

Vemos acima um texto onde os fariseus querendo experimentar Jesus a
respeito do divórcio lhes fazem a indagação: é lícito ao marido
repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Na verdade fizeram essa
pergunta por causa da lei de Moisés exposta no livro de Deuteronômio
24:1-4 que diz:

Deuteronômio 24:1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e
se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa
indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der
na mão, e a despedir de casa;

Deuteronômio 24:2 e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com
outro homem;

Deuteronômio 24:3 e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de
divórcio, e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este
último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,

Deuteronômio 24:4 então, seu primeiro marido, que a despediu, não
poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi
contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás
pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.

Ou seja , nos dias de Moisés a mulher era tratada com o mínimo de
respeito que se possa imaginar. Era mais ou menos como um objeto
descartável. Os homens na feita repudiavam a sua mulher por capricho
e ela por sua vez ficava exposta a situação desagradável, quando não
era sentenciada a morte. A lei foi instituída com o objetivo de
proteger a mulher de tamanha crueldade, dando a ela a oportunidade
de sair ser repudiada mas com segurança, por isso Moisés exige a
carta de divórcio.Uma mulher com essa carta não podia ser vitima de
pena de morte por exemplo e mormente o homem teria que provar que
encontrou nela alguma coisa indecente como diz o texto.Na verdade a
lei foi instituída para assegurar proteção a mulher que naquela
cultura estava em condições desfavoráveis em relação ao homem. Da
mesma forma levar o judeu a repensar duas vezes a questão antes de
desfazer o casamento.

Aquele homem estava estritamente proibido de voltar a essa esposa. A
lei diz que se ela se casasse de novo e o outro lavrasse uma carta
de divórcio a ela a repudiando, o pprimeiro não poderia voltar para
ela. Veja que a lei de Moisés tinha em mente um objetivo nobre de
proteger a mulher de ser vitima e objeto para satisfazer aos
caprichos dos homens daquela nação.

Jesus Cristo diferente dos legalistas fariseus presos a letra sem
essência vai mostrar que o problema não é a lei de Moisés , mas
essência ou o espírito da lei que eles se esqueciam e não faziam
caso algum.

Assim sendo em resposta ao questionamento dos mesmos Jesus se
reporta para o propósito original do matrimônio. Jesus diz: Não
tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e
mulher : e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se
unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? Ou seja, Jesus
mostra que quando o homem se casa com uma mulher eles formam um elo.
tornam-se uma só carne. Esse é um princípio muito importante dentro
do contexto. Ou seja; este elo que existe não pode ser quebrado por
qualquer coisa.

Mais adiante o Mestre vai afirmar que o divórcio não deve ser visto
como regra. Muito menos como mandamento. Veja o que Disse Jesus: De
modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que
Deus ajuntou não o separe o homem. Esse sim é o princípio que revela
a essência do matrimônio no cerne da vontade de Deus. Diante do
posicionamento de Cristo e de sua exposição sobre a questão ,
aparece então mais um questionamento: vejamos: Replicaram-lhe: Por
que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? e a essa
pergunta virá a resposta que revelará a natureza pecaminosa do ser
humano , veja: Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso
coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto,
não foi assim desde o princípio. Obseerve que eles perguntaram
acerca do mandamento do divórcio e Jesus responde acerca da
permissão de Moisés, por causa da dureza dos corações dos
homens.Frise esses dois termos: Mandamento e permissão.

Outra coisa fenomenal que passaremos a observar nesse texto é que
Cristo não está censurando a lei de Moisés. Antes mesmo no sermão do
monte ele asseverou aos seus discipulos que não veio anular a lei
mas cumpri-la. Uma coisa importante que preciso ponderar aqui para
uma melhor compreensão do leitor , é que Jesus não está censurando a
lei de Moisés, mas a interpretação dos fariseus legalistas acerca da
lei.

Por fim Cristo trará a interpretação coerente e verdadeira da lei em
sua essência: vejamos:

Conclusão

Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa
de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e
o que casar com a repudiada comete adultério].

Estamos diante da autoridade divina de Cristo agora. Veja a frase
inicial do versículo: Eu porém vos digo.Aleluia, Quem estava falando
era o proprio Deus encarnado, era o verbo de Deus, aquele do qual o
autor do livro aos Hebreus diz que é superior aos anjos , que é
superior a Moisés.Cristo estava esclarecendo aos incaltos legalistas
a essencia da lei, ou seja; o espirito da lei, e não somente a letra
como faziam os fariseus.

Cristo afirma que qualquer que repudiar sua mulher a não ser por
infidelidade conjugal( relações sexuais ilicitas) não pode ter um
divórcio legitimado. Qualquer pessoa que se divorcia de outra por
qualquer razão que não seja relações sexuais ilicitas, está fora da
vontade de Deus e é adultero. Veja que se esse que é considerado
adultero se casar comete adultério e quem casar com a repudiada
também.

Por fim , entendo que Cristo legitimou o divórcio em caso de
infidelidade conjugal. Porque? Porque um terceiro quebrou o elo.O
elo do qual Cristo fala citando o principio de tudo foi desfeito.
Neste caso o divórcio é legitimado.

Porém , devemos nos lembrar que Cristo não colocou isso como um
mandamento, mas como uma concessão. Não foi assim no principio. Deus
detesta o divórcio.O matrimônio e o leito sem máculas trazem glórias
ao nome de Deus. Se houver a oportunidade do perdão e do elo
quebrado ser refeito pelo poder do amor que seja. Porém que fique
claro que o divórcio é biblicamente ilegitimo se não for por
infidelidade conjugal.

Presbitero Alisson de Almeida

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