🔘 REFLEXÃO 🔘
N ° ⑧
ORANDO NA ANGÚSTIA.
Texto Biblico:
7. Apressa-te em responder-me, Senhor ! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.
8. Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.
9. Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo.
10. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.
11. Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome; por tua justiça, tira-me desta angústia.
12. E no teu amor leal, aniquila os meus inimigos; destrói todos os meus adversários, pois sou teu servo.
(Salmos, 143)
Graça e paz. Estamos diante de mais um dos Salmos de Davi. Está inserido entre os denominados "Salmos Penitenciais". Nele encontramos o salmista pedindo a Deus ajuda diante das perseguições e aflições , num momento em que suas forças ja estavam se esvaindo. Como em outros Salmos , aqui também o autor se volta para Deus , confiando no seu amor e bondade pactual para com o seu servo.
Das varias palavras mencionadas por Davi aqui, destaquei os versículos acima ,objetivando extrair principios de Deus para nós , a partir de algumas Interjeições. Vamos as lições.
1 - Dá-te pressa em me responder, Senhor.
Se reveste de grande importancia essa oração , uma vez que demonstra a intensidade de angústia que estava sobre o salmista e o medo do que poderia lhe suceder. Quem nunca se viu em uma situação de tribulação e com prantos suplicou a Deus uma intervenção mais rápida? Penso que grande maioria de nós já o fez.
2 - Faze-me ouvir da tua graça.
Nas horas de aflição o que mais buscamos são respostas que acalmem e aquietem o coração agitado. Nada melhor do que ouvir a voz do Eterno ecoar em nosso irrequieto coração...Abra sua Biblia agora e o Altíssimo falará contigo. Se aproprie da Palavra daquele que nunca falha e acalme-se. Ele em sua graça pensou em nós ao inspirar cerca de 40 autores de lugares, épocas e culturas distintas. Quer ouvir da "sua" graça?
3 - Livra-me , Senhor.
Quem nunca suplicou um livramento de Deus? Quantos livramentos foram e são concedidos ao seu povo constantemente. Muitos até sem que tenhamos conhecimento. Deus é nosso Refugio e Fortaleza. É o socorro bem presente na angústia. Em sua Palavra nos diz: Nao te deixarei , nem te desampararei.
4 - Ensina-me a fazer a tua vontade.
Que oração gloriosa! Nossa geração, influenciada por ideologias antropocêntricas, vive a filosofia de Pitágoras" O homem é a medida de todas as coisas" dentro de uma cosmovisão ao extremo humanística. Devido a isso a vontade de Deus para muitos tem importancia apenas secundária. A oração modelo ensinada por nosso Senhor , na mente antropocentrica de muitos seria assim: " Seja feita a " minha " vontade , tanto na terra quanto no céu ". Assim sendo , faz-se necessário que oremos como o salmista dizendo: "Ensina-me a fazer a tua vontade , pois tú és o meu Deus".
5 - Guie-me o teu bom Espírito.
Nossa sociedade vive sem rumo , sem norte , tal qual um barco em alto mar , a velejar, perdido. Nada melhor do que se ter sábia direção. Nosso desafio é destronar o "eu" de nossos corações e convidar o Bom Espirito para assumir o controle, tomando as rédeas de nossa vida e guiando-nos pelo terreno plano da verdade do Evangelho.
6 - Vivifica-me , Senhor.
Quantos hoje não vivem, vegetam. Mortos ambulantes, cadáveres que respiram. O homem que não é vivificado por Deus continua morto em seus delitos e pecados. Um morto espiritual precisando de vida. Disse Jesus: " Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundancia ". Deus quer vivificar você.
7 - Destroi os meus inimigos.
Nossa luta hoje não é contra carne e sangue. As armas da nossa milícia nâo são carnais. Deus por seu poder , nos conduz em triunfo de forma que em Cristo somos mais do que vencedores. Ele garante que em nossa luta contra as forças do mal , contra o mundo , contra a carne e qualquer outro adversário ou inimigo, seremos campeões. A razao disso se dá por um simples motivo: " Eis que estou convosco todos os dias , até a consumação dos séculos". Sendo assim; se Deus é por nós quem será contra nós?
Pr. Alisson de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário