sábado, 27 de fevereiro de 2016

Série Reflexões com o Pr. Alisson de Almeida - 14

🏛 REFLEXÃO 🏛
N°⑭

NAZIREUS DE DEUS.

Texto Bíblico:

1. O Senhor disse ainda a Moisés:
2. “Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu,
3. terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas.
4. Enquanto for nazireu, não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas.
5. “Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça.
6. Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver.
7. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus.
8. Durante todo o período de sua separação, estará consagrado ao Senhor .
(Números, 6)

Graça e paz.
Hoje iremos reflerir um pouco sobre a lei do voto de nazireado. A palavra Nazireu significa "por à parte". Está diretamente relacionada á pessoas que voluntariamente se separavam para Deus por um periodo de tempo ou por toda a vida. A frase "separação para o Senhor" se repetirá nove vezes no capitulo acima citado.
As principais restrições aos que faziam o voto eram:
a) Nao comer ou beber do fruto da videira. Essa era uma restrição também dada aos sacerdotes.
b) Não cortar o cabelo ou fazer barba, como uma espécie de sinal externo.
c) Não tocar em cadáver.
A restrição concernente ao fruto da videira provavelmente esteja relacionada aos prazeres físicos proporcionados por ela. Daí a idéia de consagração ou separação. A questão do cabelo tanto indicava um sinal externo de alguem que fez o voto , como um provável simbolismo acerca da abstenção de adornos humanos, denotando uma idéia de renúncia. No que tange a aproximação de cadáveres , talvez esteja presente a idéia de que a morte em si nunca foi vontade de Deus, ao criar o homem. Somos sabedores que a morte é a antítese da vida e uma consequencia direta do pecado. De posse destas informações , vamos extrair alguns princípios espirituais para a edificação de nossas vidas.

1 - O Nazireu, voluntariamente consagrado.
Como já descrito acima , o voto de nazireado era voluntária, sendo assim uma espécie de devoção voluntária. A idéia central do Nazireu é a da separação. De igual maneira fomos chamados por Deus para sermos santos. Para consagrarmos nossa vida a Deus em total piedade e devoção. O Apostolo Paulo diz aos irmãos de Roma que apresentem os corpos a Deus por sacrifício vivo, santo e agradável. Somos o templo do Espírito. Precisamos andar de modo digno de nossa vocação. Pedro , fazendo uma citação do A.T. dirá: " Sede santos porque eu sou santo , diz o Senhor ".

2 - Se abstendo do prazer pecaminoso.
Deus não é contra o prazer em si. Ele nos proporciona o verdadeiro prazer e satisfação. Porem assim como um nazireu se abstinha do fruto da videira como fonte de inumeros prazeres físicos, Deus também espera de nós abnegação. De certa forma o crente , tal qual um Nazireu, entendeu um dos maiores principios proposto por seu Senhor. "Se alguem quiser ganhar a sua vida perde-la-á, mas o que perder a sua vida por amor de mim, esse a achará.

3 - Os Narizeus de Deus também tem evidências externas.
Os cabelos do Nazireu e a barba , no caso dos de sexo masculino, eram um sinal externo de sua separação. O descuidado com os cabelos era sinal de renúncia. Todos facilmente reconheciam um Nazireu. Como "nazireus" de Deus que somos precisamos produzir frutos dignos de arrependimento, produzir o fruto do Espírito. Nossa renúncia as coisas deste mundo , ao pecado e ao sistema corrompido , precisam evidenciar nossa missão como Sal da Terra e Luz do Mundo. O mundo precisa ver resplandecermos como luz, de forma que vejam as nossas boas e glorifiquem ao Pai que está nos ceus.

4 - O cuidado para não se contaminar.
O Nazireu não podia tocar em cadáveres para não se tornar cerimonialmente impuro. Como "nazireus de Deus" a obediência as leis e preceitos de Deus é fundamental para nos mantermos puros. O proprio Cristo disse que pela palavra fostes limpos. O salmista guardava a Palavra de Deus no coração para não pecar contra Deus. Precisamos nos abster de tudo o que compromete a nossa pureza espiritual.

Ser Nazireu de Deus , é viver para a glória de Deus, é separar-se, consagrar-se para Deus. O preço da renuncia para agradar a Deus é alto , mas não é possivel cumprir nossa missão, se voluntariamente não nos entregarmos a Deus integralmente!

Pr. Alisson de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário