sábado, 27 de fevereiro de 2016

Série Reflexões com o Pr. Alisson de Almeida - 03

⛩REFLEXÃO⛩
N° ③

Ouçam! O Semeador saiu a semear.
Marcos 4:3
Graça e paz. Estamos diante de uma das parábolas mais expressivas de Jesus. O mestre em sua metáfora traz a lume a figura de um semeador. Ele sai a semear uma semente dividida em quatro partes. Cada parte será lançada em locais diferentes, sendo eles: a beira do caminho, em pedregais, entre espinhos e em boa terra. A parte da semente só encontrará guarida na boa terra. Nos demais solos varios fatores estarão relacionados a ineficácia da ação da semente, tais como a ação do maligno, a desistência diante das perseguições e as preocupações desta vida e a sedução das riquezas. 
O sabio mestre ensina princípios gloriosos aqui. Quero destacar alguns:
1 - Cristo é o semeador por excelencia. Ele surge na Galileia semeando o evangelho. Em seu Kerigma exorta os homens ao arrependimento , declarando de igual modo a chegada do Reino. Em sua "didache" trará grandes discursos como o Sermão do Monte e o Sermão Profético. Escolhe a principio 12 semeadores para treiná-los para que continuem a semear a semente.

2 - Os discípulos são semeadores por extensão.
Após a sua ressurreição encontramos os discipulos sendo comissionados pelo Senhor para irem por todo o mundo semear a semente. Jesus disse que esta semente há de ser semeada em todas as nações , para que o fim venha. A responsabilidade de semear a semente semeada por Cristo , o semeador por excelência , é da igreja , a semeadora por extensão.

3 - Não temos 4 sementes. Temos 1 semente dividida em 4 partes.
Esse princípio é glorioso. Ele ilustra a unidade, infalibilidade, inerrância e suficiência da Palavra de Deus. Ilustra também o poder do Evangelho. Aqui vemos o mesmo evangelho pregado a toda criatura, em todas as nações, nos 4 continentes. É obvio que a parábola não faz alusão a ideia de continentes de forma separada. Existem em todos eles os quatro tipos de solos descritos na parábola. O princípio é: devemos semear a semente sem fazer acepção. A toda criatura.

4 - Existem reações diferentes a semente que será semeada.
Nem todos vão produzir os frutos dignos de arrependimento esperados por Deus. Uns irao desenvolver uma fé apenas nominal, outros terão uma aparente conversão que terá caráter provisório, outros se deixarão levar por outras paixões e seduções, porém mesmo esses tiveram acesso a semente. Não sabemos do coração de ninguém. Apenas Deus prova os corações e esquadrinha os pensamentos.

5 - A terra boa está esperando a semente para ser semeada.
Existe um terreno fértil onde a semente incorruptível da palavra de Deus será semeada , encontrará guarida , germinará , crescerá e dará os tão esperados frutos. A capacidade de produção não é similar. Uns produzem a trinta por um, outros a sessenta por um e outros a cem por um. 
Em João 15:16 Jesus diz aos discípulos que "Ele" os escolheu para que eles cumpram a ordem de ir semear a boa semente e que produzam os frutos. A garantia de que seremos frutíferos é estar em Cristo. O próprio Cristo disse: Quem estiver em mim e eu nele, esse dá muito fruto".
Há história precisa dar sua continuidade..."Eis que o semeador saiu a semear"..."Eis que o semeador saiu a semear"...
Prega a Palavra!

Pr. Alisson de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário