⚱ REFLEXÃO ⚱
N°⑬
"CORBAN":
ENTREGA VOLUNTÁRIA AO ETERNO
Texto Bíblico:
2. “Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.
(Levítico, 1)
1. “Quando alguém trouxer uma oferta de cereal ao Senhor, terá que ser da melhor farinha. Sobre ela derramará óleo, colocará incenso
2. e a levará aos descendentes de Arão, os sacerdotes. Um deles apanhará um punhado da melhor farinha com óleo e com todo o incenso, e os queimará no altar como porção memorial. É oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor .
(Levítico, 2)
Graça e paz.
O livro de Levítico contém as leis que Deus deu a Moisés durante a fase de término do Tabernáculo e a Partida do Monte Sinai. Ele foi escrito visando instruir o povo da aliança e os sacerdotes acerca do acesso a Deus. Por trás dos ritos prescritos no livro , o leitor atento perceberá a proposta divina da necessidade de seu povo assimilar um padrão elevado de santidade ao se "aproximarem" do Deus Santo.
O termo oferta vem do hebraico "corban" e está diretamente relacionado a ideia do "aproximar-se". Mas enfim, o que eram as ofertas? Elas eram orações em forma de atos.
Vamos extrair princípios gloriosos das 5 ofertas que estão descritas do cap. 1 ao 7 de Levíticos.
1 - O Holocausto. Esse termo significa basicamente "aquilo que sobe". A ideia é...aquilo que é "Corban" exclusivamente para Deus, ou seja, aquilo que é ofertado a Deus. O Holocausto era uma oferta totalmente queimada no fogo. A ideia central era a da total consagração, total dedicação a Deus. Esse "Corban" aponta para a entrega total ao Pai. Em Heb 10:5-10, vemos o cumprimento cabal do Holocausto em nosso Senhor Jesus Cristo. De igual modo aponta também para o padrão de vida consagrada do crente a Deus.
2 - As ofertas de cereais.
Também denominada oferta de Manjares, era "Corban" para o Eterno. Ela era uma benção ou dádiva apresentada a Deus como ritual de Adoração ao Altíssimo. Ela apontava para a dedicação do fruto do nosso trabalho, do fruto do nosso vigor a Deus. A ideia central é que tudo o que fizermos , deve ser feito para Deus. A ideia de ação de graças também está subentendida nessa "Corban".
3 - A oferta pacífica. Essa "Corban" trazia em sua essência o princípio da Comunhão. Apontava diretamente para Cristo que é a propiciação pelos nossos pecados. Ele é a nossa paz. Assim como a oferta de paz apontava para Cristo , o Principe da Paz, de igual modo indica a necessidade de como ofertantes, mantermos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.
4 - A oferta pelo pecado.
Aqui vemos a preocupação de Deus em prover os meios para que o pecado fosse expiado. Varias classes vão ser inseridas de forma explícita para oferecerem esse "Corban". Os pobres deveriam levar uma pequena medida de flor de farinha ou duas rolas ou dois pombinhos. Qualquer pessoa do povo poderia levar uma cabra ou cordeiro. Os líderes levariam um bode e o Sumo Sacerdote e a congregação, um bezerro. Essa oferta tinha como propósito a expiação de pecados específicos e involuntários. A ideia central aqui é: Deus requer sacrifícios pelo pecado. Sem derramamento de sangue não haveria remissão de pecados. Esse "Corban" aponta diretamente para a morte expiatória de Cristo, tomando sobre si a culpa e o castigo. O grande princípio aqui destacado é o da necessidade que temos de recorrer ao Sangue de Cristo para expiar nossos pecados, pois o Sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nos purifica de todo o pecado.
5 - Oferta pela culpa.
Quando alguem se apoderava de uma propriedade alheia de propósito ou não, era requerido um sacrifício pela culpa. Eles faziam uma "Corban" acompanhada do valor da indenização por danos causados a outrem , mais uma taxa. Ela aponta diretamente para Cristo que como "Corban" paga a culpa dos pecados dos crentes, mediante seu próprio sacrifício.
Em todas essas ofertas , percebemos a necessidade de se resolver o problema com o pecado; a necessidade de entrega total a Deus e a convicção de que por meio do "Corban" provido por Deus temos paz com Deus, temos livre acesso a Deus.
Pr.Alisson de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário