quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Falando sério sobre Dispensacionalismo

Graça e paz a todos. Certamente todos ou quase todos ja ouviram falar no dispensacionalismo.Entretanto, vejo que poucos conhecem um pouco da historia dessa corrente de pensamento teologico,de forma que vou resumidamente falar sobre ele. Ele surgiu nos meados do seculo 19 na Inglaterra como reação ao estado de frieza e liberalismo encontrados na igreja oficial,ou seja,a igreja Anglicana.Este método de interpretação bíblica foi criado por John Nelson Darby(1800-82) e popularizado nos E.U.A. e em outras partes do mundo pelas notas e referencias da Bíblia Scofield, que foi publicada pela primeira vez em 1909. Partindo do texto de 2 Timoteo 2:15, e entendendo em sentido literal o verbo grego "orthomoteo", ali empregado, como faz a Versão Inglesa King James, o movimento julgou encontrar neste texto a chave para a "correta" interpretação da Biblia, ao traduzir aquele verbo como "dividir corretamente" e não "manejar corretamente" a palavra da verdade, como temos em nossas versões em Português. Dessa forma o movimento passou a "dividir" em "dispensações" o modo como Deus tem administrado seu plano para a salvação do homem ao longo da história. As dispensaçoes alem de diferentes são também separadas entre si, como uma especie de compartimentos, sendo que em cada uma, Deus tratou ou trata os homens de um modo peculiarmente diferente, inclusive no que tange a salvação. Nos esquemas de Darby e Scofield há um total de sete dispensações, sendo que atualmente estamos na sexta, chamada dispensação da graça ou igreja. Ao mesmo tempo em que a maioria dos estudiosos biblicos pressupoe o dispensacionalismo como uma interpretação erronea e mal informada das Escrituras, há muitos seguidores entre as massas.Um dado relevante é que a hermeneutica dispensacionalista se caracteriza também,dentre outros pelos seguintes pontos: a) Uma dicotomia rigida entre Israel e a Igreja. b) Uma interpretação literalista das escrituras, especialmente com respeito a profecias; c) Uma distinção contrastante entre lei e graça, e , d) Uma distinçao contrastante entre reino terreno e reino espiritual. As implicações mais serias dessa escola de pensamento está nas áreas da eclesiologia e da soteriologia, embora no Brasil as mais enfatizadas sejam as de natureza escatologica. Concluo esse artigo tomando emprestadas as palavras de Pink: "A Biblia ensina que Deus tem apenas um povo a que chama de seu, apenas um modo de salva-lo, apenas um proposito final para ele, sem distinção de etnias, classes ou épocas. E toda a Bíblia (Velho e Novo Testamentos) se aplica a esse único povo e todo ele em todos os tempos e lugares". Fontes: -Breve Dicionário de Teologia- Justo Gonzalez( Editora Hagnos) _Dispensacionalismo, uma análise- Arthur W. Pink(Editora PES)

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